sexta-feira, 11 de março de 2011

| DECRETA LUTO ANTECIPADO | SOS EXECUÇÃO DAS CAPIVARAS |

Apesar de ainda existirem recursos para se insurgir contra a decisão da magistrada que concluiu pelo sacrifício das CAPIVARAS em contrário à CF, Artigo 225,  notícia divulgada no Portal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, DECRETO luto antecipado pela espécie animal que deve ser preservada, defendida e protegida pelo Estado.

Campinas poderá abater capivaras para evitar risco à saúde pública

 A 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas negou liminar à Associação Protetora da Diversidade das Espécies (Proesp) que pedia a suspensão do abate das capivaras isoladas no Lago do Café, a maioria infectada pela febre maculosa.
        De acordo com a decisão, o Ibama já havia autorizado o abate desde março de 2009, com o objetivo de preservar a saúde pública. No entanto, o Município optou por isolar os animais e criar um centro de pesquisa para o controle da doença. A medida não surtiu efeito, sendo que um funcionário que tratava dos animais faleceu em outubro de 2010.
        “As autoridades sanitárias em consenso optaram pelo abate das capivaras, única forma de aniquilar de vez o risco da febre maculosa no local”, afirma a magistrada que proferiu a decisão, Eliane da Camara Leite Ferreira. “Tendo a Municipalidade autorização para o abate dos animais, bem como demonstrado o risco à saúde pública, não se vislumbra manifesta ilegalidade que justifique a concessão da liminar”, completa.
        Com relação a notícias de eventuais maus-tratos aos animais por parte do Município, a juíza afirma em seu despacho que o fato está sendo apurado em inquérito policial e que, se constatada omissão do Poder Público, a questão deverá ser objeto de outra ação.
        Cabe recurso da decisão.

        Processo nº 114.01.2011.009544-0

| Fonte | Tribunal de Justiça | http://www.tjsp.jus.br |. 

Se verídico o fundamento da decisão, surpreende que um funcionário em 2010, não tenha prestado serviços com equipamentos de segurança, pois, a notícia de eventual possibilidade da transmissão da doença dos animais aos homens já era ventilada desde 2008, tenha entrado em óbito e não recebido o tratamento adequado.

A WIKIPÉDIA ensina que a febre maculosa tem cura

Tratamento

A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos (tetraciclina e clorafenicol) seja introduzido nos primeiros dois ou três dias.
O ideal é manter a medicação por dez a quatorze dias, mas logo nas primeiras doses o quadro começa a regredir e evolui para a cura total. Atraso no diagnóstico e, conseqüentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.

Prevenção e controle

Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções: a) examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele; b) use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos; c) coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.

Observação: Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele e não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.


Nenhum comentário:

ESCREVE QUE EU Ti LEIO